Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, inaugura dia 14 para atender gestantes

Cidades

 

alt

Nove mil consultas e cerca de 600 partos por mês. São números expressivos como estes que marcam a inauguração do Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, na Baixada Fluminense, no dia 14 de junho.

A unidade vai funcionar com ambulatório de atendimento pré-natal e maternidade para partos de baixa e média complexidades.

 

- A gente quer dar garantia de linha de cuidado na atenção materna. A gestante vai visitar as instalações ao longo do pré-natal e sabe que ali é a maternidade dela. Ela vai passar por cursos para saber trocar fraldas, fazer curativo no umbigo, e vai receber um kit bebê para ter a bolsa e o material preparado para levar no dia em que for ter o bebê – explica o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

 

A abertura do serviço às mulheres da Baixada será feita por fases. Nos primeiros 45 dias, o funcionamento começa pelo ambulatório. Neste período, estará acontecendo a capacitação dos funcionários da maternidade, reforçando procedimentos, protocolos de atendimento, e a utilizar os novos equipamentos, entre eles a sala Pré-parto e Parto, também conhecidas como PPP. Lá, a gestante é encaminhada quando já está prestes a dar à luz, junto com um acompanhante e tem acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto, como bola de fisioterapia, rede, etc. Quando chega a hora, a cama se transforma em mesa cirúrgica de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê.

 

Como funciona - Durante o pré-natal, a gestante fará, sempre que necessário,  exame de sangue, ultrassonografia no mesmo dia da consulta e receberá na ocasião os resultados e medicamentos. Ao todo, serão 70 leitos de internação, 8 leitos de UTI Neonatal, 12 salas PPP, além de leitos de recuperação pós-anestesia, assistência a recém-nascidos e centros cirúrgicos.

 

- As pacientes que serão atendidas ali deverão fazer o pré-natal na rede de atenção básica do município, com clínico geral, vão receber um cartão e terão o atendimento complementado no Hospital da Mãe, com obstetras, nutricionistas enfermeiros. É importante vincular o atendimento dela ao município, que é onde ela vai acompanhar o crescimento do bebê – detalha Sérgio Côrtes.

 

Cotas para municípios da Baixada - O ambulatório fará o acompanhamento pré-natal dasgestantes, numa parceria com o município. Apenas as pacientes com o pré-natal em dia vão poder fazer o parto na unidade. Não haverá demandas espontâneas. A metade da capacidade de atendimento será dedicada a moradoras de Mesquita e a outra metade será dividida em cotas para pacientes de médio risco (como adolescentes, portadoras de diabetes ou mulheres hipertensas) dos outros municípios da Baixada.

 

Os casos de alta complexidade serão transferidos para o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti.

 

Governo do Estado investe no atendimento à mulher da Baixada – Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Hospital da Mulher contabiliza mais de 5.600 nascimentos. A unidade é a primeira da rede estadual de saúde totalmente especializada no atendimento a gestantes de alto risco. Desde a sua inauguração, vem colocando em prática a cultura do parto humanizado.  Entre as ações de humanização está a Casa da Mãe, local onde a puérpera fica hospedada caso seu bebê precise permanecer internado para cuidados na UTI ou UI. 

 

Hospital da Mulher tem selo inédito de qualidade – Quando tinha pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital da Mulher recebeu a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar da instituição. A unidade foi a primeira do estado do Rio de Janeiro a receber tal certificação e a segunda em todo o Brasil. Durante um ano, técnicos da 3M visitaram o hospital a fim de inspecionar as rotinas aplicadas e criar um protocolo de normas e rotinas em conjunto com o setor.

 

São Gonçalo também terá um Hospital Estadual da Mãe - Será construído na Rodovia Niterói-Manilha e vai disponibilizar cuidados de atenção básica como a assistência de pré-natal e atendimento de maternidade de baixo risco, além de reorganizar os fluxos dos casos de alto risco para a maternidade do Hospital Estadual Azevedo Lima.

 

 

 
Atleta de Duque de Caxias é medalha de prata em campeonato de Karate no Peru
O carateca Christian Pontes Tavares, de 19 anos, conquistou um importante resultado para seleção brasileira no XXV Campeonato Panamericano Juvenil de Karate, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, em Lima, no
Bandas e fanfarras animam o sábado em Caxias
O festival de bandas e fanfarras durante muito tempo deixou de integrar o calendário oficial de eventos de Duque de
Meriti forma a primeira turma do programa ‘Crack, é Possível Vencer’
A cerimônia de formatura do curso de capacitação para profissionais de Segurança Pública do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, do programa “Crack, é Possível Vencer”
Prefeitura recupera área de lazer em Parada Morabi
Os moradores do bairro Parada Morabi, em Duque de Caxias, poderão dentro de pouco tempo, aproveitar os momentos de lazer na nova praça da comunidade, que está sendo reconstruída pela
Prefeito Alexandre Cardoso  acompanha início de funcionamento do Hospital Duque de Caxias
O primeiro dia de funcionamento do Hospital Duque de Caxias foi acompanhado nesta segunda-feira (8/9), pelo prefeito Alexandre Cardoso, que percorreu todas as instalações dos terceiro e quarto andares da unidade,
Dia da Independência comemorado com desfile cívico em Xerém
  Com o desfile de grupamentos de nove escolas municipais e quatro estaduais, além de representações da Guarda Municipal, da Defesa Civil, Desbravadores e de alunos da Fundec (Fundação de Desenvolvimento
Plantão DD

Atleta de Duque de Caxias é medalha de prata em campeonato de Karate no Peru

12/09/2014 10:42

Prefeitura comemora 18 anos da Lei de Combate à Discriminação LGBT e cria Centro de Referência

12/09/2014 10:55

ABB fecha contrato de US$103 mi com Vale

09/09/2014 15:45

Ibope: Dilma tem 39% das intenções de voto, Marina, 31% e Aécio, 15%

12/09/2014 17:46

Aplicativo identifica veículo roubado e pessoas foragidas

02/09/2014 18:05

Ministro diz que 48% dos contratos do Fies atendem a estudantes negros e pardos

10/09/2014 18:13

WWF Brasil alerta sobre desmatamento no Dia Nacional do Cerrado

12/09/2014 11:04

Samba Futebol Clube no Teatro Leblon

11/09/2014 11:21

Veredicto do julgamento de Oscar Pistorius é adiado

12/09/2014 11:28

Como os eventos musicais movimentam o turismo no país

10/09/2014 17:53

Inflação elevada tende a ceder e convergir para a meta nos próximos anos

11/09/2014 10:42

BRT Transcarioca chega à Penha e amplia serviços do corredor a partir de sábado

11/09/2014 10:53

Bandas e fanfarras animam o sábado em Caxias

11/09/2014 17:51

Não existe proposta para compra da TIM no Brasil, diz Abreu

02/09/2014 18:33

Saiba o que os candidatos propõem sobre reforma agrária

12/09/2014 11:13

Rio é primeira cidade da América do Sul a ter um domínio de Internet

26/08/2014 11:13

Educação do Rio é quarta colocada na avaliação do Ideb

09/09/2014 11:06

Concentração de gases de efeito de estufa na atmosfera atinge novo recorde

10/09/2014 13:19

Nação Zumbi e Ponto de Equilíbrio fazem show na Fundição Progresso

09/09/2014 15:38

Brasileirão: Botafogo cai diante do São Paulo em Brasilia: 4 a 2

11/09/2014 11:29
Tempo

EDIÇÃO ESPECIAL