Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, inaugura dia 14 para atender gestantes

Cidades

 

alt

Nove mil consultas e cerca de 600 partos por mês. São números expressivos como estes que marcam a inauguração do Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, na Baixada Fluminense, no dia 14 de junho.

A unidade vai funcionar com ambulatório de atendimento pré-natal e maternidade para partos de baixa e média complexidades.

 

- A gente quer dar garantia de linha de cuidado na atenção materna. A gestante vai visitar as instalações ao longo do pré-natal e sabe que ali é a maternidade dela. Ela vai passar por cursos para saber trocar fraldas, fazer curativo no umbigo, e vai receber um kit bebê para ter a bolsa e o material preparado para levar no dia em que for ter o bebê – explica o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

 

A abertura do serviço às mulheres da Baixada será feita por fases. Nos primeiros 45 dias, o funcionamento começa pelo ambulatório. Neste período, estará acontecendo a capacitação dos funcionários da maternidade, reforçando procedimentos, protocolos de atendimento, e a utilizar os novos equipamentos, entre eles a sala Pré-parto e Parto, também conhecidas como PPP. Lá, a gestante é encaminhada quando já está prestes a dar à luz, junto com um acompanhante e tem acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto, como bola de fisioterapia, rede, etc. Quando chega a hora, a cama se transforma em mesa cirúrgica de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê.

 

Como funciona - Durante o pré-natal, a gestante fará, sempre que necessário,  exame de sangue, ultrassonografia no mesmo dia da consulta e receberá na ocasião os resultados e medicamentos. Ao todo, serão 70 leitos de internação, 8 leitos de UTI Neonatal, 12 salas PPP, além de leitos de recuperação pós-anestesia, assistência a recém-nascidos e centros cirúrgicos.

 

- As pacientes que serão atendidas ali deverão fazer o pré-natal na rede de atenção básica do município, com clínico geral, vão receber um cartão e terão o atendimento complementado no Hospital da Mãe, com obstetras, nutricionistas enfermeiros. É importante vincular o atendimento dela ao município, que é onde ela vai acompanhar o crescimento do bebê – detalha Sérgio Côrtes.

 

Cotas para municípios da Baixada - O ambulatório fará o acompanhamento pré-natal dasgestantes, numa parceria com o município. Apenas as pacientes com o pré-natal em dia vão poder fazer o parto na unidade. Não haverá demandas espontâneas. A metade da capacidade de atendimento será dedicada a moradoras de Mesquita e a outra metade será dividida em cotas para pacientes de médio risco (como adolescentes, portadoras de diabetes ou mulheres hipertensas) dos outros municípios da Baixada.

 

Os casos de alta complexidade serão transferidos para o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti.

 

Governo do Estado investe no atendimento à mulher da Baixada – Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Hospital da Mulher contabiliza mais de 5.600 nascimentos. A unidade é a primeira da rede estadual de saúde totalmente especializada no atendimento a gestantes de alto risco. Desde a sua inauguração, vem colocando em prática a cultura do parto humanizado.  Entre as ações de humanização está a Casa da Mãe, local onde a puérpera fica hospedada caso seu bebê precise permanecer internado para cuidados na UTI ou UI. 

 

Hospital da Mulher tem selo inédito de qualidade – Quando tinha pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital da Mulher recebeu a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar da instituição. A unidade foi a primeira do estado do Rio de Janeiro a receber tal certificação e a segunda em todo o Brasil. Durante um ano, técnicos da 3M visitaram o hospital a fim de inspecionar as rotinas aplicadas e criar um protocolo de normas e rotinas em conjunto com o setor.

 

São Gonçalo também terá um Hospital Estadual da Mãe - Será construído na Rodovia Niterói-Manilha e vai disponibilizar cuidados de atenção básica como a assistência de pré-natal e atendimento de maternidade de baixo risco, além de reorganizar os fluxos dos casos de alto risco para a maternidade do Hospital Estadual Azevedo Lima.

 

 

 
Museu Ciência e Vida recebe Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação
O Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, terá a partir desta quarta-feira (19/11) uma programação toda especial para os amantes da sétima arte, em especial o cinema de curtas e longas, que estarão na
Museu Ciência e Vida recebe Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação
O Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, terá a partir desta quarta-feira (19/11) uma programação toda especial para os amantes da sétima arte, em especial o cinema de curtas e longas, que estarão na
Vale Social chega aos municípios da região serrana
Bom Jardim, Carmo e Petrópolis são os mais novos municípios beneficiados com o Vale Social, programa do Governo do Estado, que garante isenção de passagem nos transportes públicos intermunicipais a deficientes e
Assistência Social intensifica ações de combate às drogas em Caxias
Desde o início desta semana a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias tem realizado operações diárias para retirar e oferecer ajuda a dependentes químicos que vivem nas ruas do
Cedae investe na ampliação da oferta de água
O Governo do Estado investe na ampliação da oferta de água em todo o Rio de
Posto de Saúde do Parque Equitativa recebe campanha do teste rápido para Hepatite C
Para combater e alertar a população sobre os riscos do vírus da hepatite C, a secretaria municipal de Saúde de Duque de Caxias realizou, a campanha do teste rápido no Posto Médico Sanitário Parque Equitativa,
Plantão DD

Museu Ciência e Vida recebe Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação

18/11/2014 15:08

Barca Pão de Açúcar está a caminho do Rio

19/11/2014 10:01

Banco do Brasil e Cielo negociam gestão de transações

17/11/2014 17:06

Operação Lava Jato: PF ouve hoje executivos da Camargo Corrêa

19/11/2014 10:28

FEIRA DE CIÊNCIAS REÚNE CERCA DE 200 PROJETOS DE ESTUDANTES NA QUINTA DA BOA VISTA

17/11/2014 11:57

Escola municipal de Duque de Caxias é premiada na VIII FECTI

19/11/2014 10:46

Emissão de gases de efeito estufa cresceu 7,8% no país, mostra levantamento

19/11/2014 14:11

Criolo lança novo CD na Lapa

17/11/2014 11:36

Botafogo enfrenta o Figueirense e o fantasma do rebaixamento em São Januário

19/11/2014 11:29

Região Serrana do Rio incrementa turismo criando Rota Cervejeira

19/11/2014 09:41

Rendimento médio da população sobe para R$ 2.122,10

19/11/2014 11:18

Comércio do Rio deve contratar 33 mil temporários no final do ano

18/11/2014 09:50

Museu Ciência e Vida recebe Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação

18/11/2014 15:08

Os 50 automóveis mais vendidos em outubro

07/11/2014 11:50

Executivos presos negam existência de cartel em contratos com Petrobras

18/11/2014 10:01

FEIRA DE CIÊNCIAS REÚNE CERCA DE 200 PROJETOS DE ESTUDANTES NA QUINTA DA BOA VISTA

17/11/2014 11:57

FNDE lançará sistema para agilizar distribuição de livros didáticos

17/11/2014 12:04

Governador defende nova discussão sobre lei de licitações de obras e legislação ambiental

19/11/2014 10:13

Paulinho da Viola comemora 50 anos de carreira com show no Circo Voador

13/11/2014 10:21

Estado firma parceria com atletas renomados e beneficia 600 mil jovens

18/11/2014 10:11
Tempo

EDIÇÃO ESPECIAL