Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, inaugura dia 14 para atender gestantes

Cidades

 

alt

Nove mil consultas e cerca de 600 partos por mês. São números expressivos como estes que marcam a inauguração do Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, na Baixada Fluminense, no dia 14 de junho.

A unidade vai funcionar com ambulatório de atendimento pré-natal e maternidade para partos de baixa e média complexidades.

 

- A gente quer dar garantia de linha de cuidado na atenção materna. A gestante vai visitar as instalações ao longo do pré-natal e sabe que ali é a maternidade dela. Ela vai passar por cursos para saber trocar fraldas, fazer curativo no umbigo, e vai receber um kit bebê para ter a bolsa e o material preparado para levar no dia em que for ter o bebê – explica o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

 

A abertura do serviço às mulheres da Baixada será feita por fases. Nos primeiros 45 dias, o funcionamento começa pelo ambulatório. Neste período, estará acontecendo a capacitação dos funcionários da maternidade, reforçando procedimentos, protocolos de atendimento, e a utilizar os novos equipamentos, entre eles a sala Pré-parto e Parto, também conhecidas como PPP. Lá, a gestante é encaminhada quando já está prestes a dar à luz, junto com um acompanhante e tem acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto, como bola de fisioterapia, rede, etc. Quando chega a hora, a cama se transforma em mesa cirúrgica de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê.

 

Como funciona - Durante o pré-natal, a gestante fará, sempre que necessário,  exame de sangue, ultrassonografia no mesmo dia da consulta e receberá na ocasião os resultados e medicamentos. Ao todo, serão 70 leitos de internação, 8 leitos de UTI Neonatal, 12 salas PPP, além de leitos de recuperação pós-anestesia, assistência a recém-nascidos e centros cirúrgicos.

 

- As pacientes que serão atendidas ali deverão fazer o pré-natal na rede de atenção básica do município, com clínico geral, vão receber um cartão e terão o atendimento complementado no Hospital da Mãe, com obstetras, nutricionistas enfermeiros. É importante vincular o atendimento dela ao município, que é onde ela vai acompanhar o crescimento do bebê – detalha Sérgio Côrtes.

 

Cotas para municípios da Baixada - O ambulatório fará o acompanhamento pré-natal dasgestantes, numa parceria com o município. Apenas as pacientes com o pré-natal em dia vão poder fazer o parto na unidade. Não haverá demandas espontâneas. A metade da capacidade de atendimento será dedicada a moradoras de Mesquita e a outra metade será dividida em cotas para pacientes de médio risco (como adolescentes, portadoras de diabetes ou mulheres hipertensas) dos outros municípios da Baixada.

 

Os casos de alta complexidade serão transferidos para o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti.

 

Governo do Estado investe no atendimento à mulher da Baixada – Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Hospital da Mulher contabiliza mais de 5.600 nascimentos. A unidade é a primeira da rede estadual de saúde totalmente especializada no atendimento a gestantes de alto risco. Desde a sua inauguração, vem colocando em prática a cultura do parto humanizado.  Entre as ações de humanização está a Casa da Mãe, local onde a puérpera fica hospedada caso seu bebê precise permanecer internado para cuidados na UTI ou UI. 

 

Hospital da Mulher tem selo inédito de qualidade – Quando tinha pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital da Mulher recebeu a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar da instituição. A unidade foi a primeira do estado do Rio de Janeiro a receber tal certificação e a segunda em todo o Brasil. Durante um ano, técnicos da 3M visitaram o hospital a fim de inspecionar as rotinas aplicadas e criar um protocolo de normas e rotinas em conjunto com o setor.

 

São Gonçalo também terá um Hospital Estadual da Mãe - Será construído na Rodovia Niterói-Manilha e vai disponibilizar cuidados de atenção básica como a assistência de pré-natal e atendimento de maternidade de baixo risco, além de reorganizar os fluxos dos casos de alto risco para a maternidade do Hospital Estadual Azevedo Lima.

 

 

 
Caxias - Governador e prefeito participam de homenagem no Instituto de Audiologia Santa Catarina
Há quase nove anos o Instituto de Audiologia Santa Catarina, no bairro 25 de Agosto, já tratou cerca de 62 mil pessoas com deficiência auditiva, tornando-se uma referência no
Estado oferece incentivos fiscais para instalação de indústrias alimentícias
Para intensificar a competitividade do Estado do Rio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estimulou, ao longo de 2014, a instalação de indústrias no território fluminense com o intuito de gerar renda,
UFRJ assumirá área da universidade pública de Caxias
  O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, e o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Antônio Levi, assinaram nesta segunda-feira (15/12), um termo de cessão da área onde funcionaria
Corrida de Natal em Caxias atrai atletas de todo o Estado
Rafaeç Barreto " /> A primeira Corrida e Caminhada de Natal de Duque de Caxias atraiu atletas da cidade e da Baixada Fluminense, como também de outras cidades
Cachoeiras de Macacu abre portas ao empreendedorismo
Os moradores de Cachoeiras de Macacu que quiserem sair da informalidade vão contar com diversas novidades em 2015. A Secretaria Municipal de Fazenda, através da Sala do Empreendedor, preparou uma série de cursos como
Operação Verão começa  em Cachoeiras de Macacu
A pouco mais de duas semanas para o início do Verão, o forte calor já bateu em Cachoeiras de Macacu e, com ele, está trazendo junto vários turistas para os balneários que cercam o
Plantão DD

Operação Lapa Presente reduz em 72% furtos de veículos

16/12/2014 09:16

Caxias - Governador e prefeito participam de homenagem no Instituto de Audiologia Santa Catarina

16/12/2014 17:28

Valor do título da dívida da Petrobras despenca

16/12/2014 10:06

Justiça aceita denúncia contra cinco executivos da Mendes Júnior

16/12/2014 17:18

Estado implanta 47 Centros Vocacionais Tecnológicos

10/12/2014 10:09

Pronatec chega a Cachoeiras de Macacu

15/12/2014 16:28

Cidade terá novo centro de triagem

16/12/2014 09:28

Parque das Ruínas realiza festival com workshop, música e exposição

16/12/2014 09:48

Mascotes dos Jogos Rio 2016 recebem os nomes de Vinícius e Tom

15/12/2014 12:59

Hotelaria do Rio está com mais de 70% de ocupação para o Réveillon

11/12/2014 09:36

Dólar aproxima-se de R$ 2,70 e fecha no maior nível em quase dez anos

16/12/2014 08:56

Operação Lapa Presente reduz em 72% furtos de veículos

16/12/2014 09:16

Estado oferece incentivos fiscais para instalação de indústrias alimentícias

16/12/2014 09:37

Investimento na economia brasileira alcança R$ 4,1 trilhões nos próximos 4 anos

03/12/2014 13:19

BC fará de tudo para que inflação volte ao centro da meta em 2016, diz diretor

16/12/2014 09:06

Mobilidade urbana é tema de palestra na Faetec

28/11/2014 17:03

Pesquisa mostra aumento no número de jovens que só estudam

15/12/2014 14:51

Olimpíadas devem servir de estímulo para despoluição da Baía de Guanabara

15/12/2014 16:40

Grupo se apresenta no Teatro Rival Petrobras num show com participações especiais

15/12/2014 14:04

Seleção brasileira feminina começa a disputar Torneio Internacional de Brasília

11/12/2014 11:21
Tempo

EDIÇÃO ESPECIAL